segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Forma de preparo dos alimentos é essencial para dieta menos calórica

Consumir menos açúcar, menos gordura e mais fibras é a melhor maneira de perder peso. As calorias devem ser reduzidas e não eliminadas.


Para manter o corpo em forma é preciso abrir mão alguns alimentos. A opção para não sofrer tanto durante a dieta é fazer algumas substituições, consumindo menos calorias e, consequentemente, preservando a saúde.

As calorias e gorduras também são necessárias para a saúde, por isso, elas devem ser reduzidas e não eliminadas. “Se a pessoa tirar toda a gordura e todo o óleo da alimentação, provavelmente em um mês ela já comece a sentir os efeitos da falta do ácido graxo essencial. Os primeiros sintomas são pele descamando. Você não come e pode ficar doente”, afirma a nutricionista Salete Brito.


O cardápio mais magro pode começar logo cedo, na hora do café. Adoçado com uma colher de chá de açúcar, a bebida tem 25 calorias, já puro tem quase nenhuma. Um copo de leite integral tem 120 calorias, já o desnatado tem a metade disso. O pão francês tem em média 135 calorias, quantidade equivalente a duas fatias de pão integral. “As fibras ajudam a manter nosso intestino funcionando direito, além de manter o colesterol mais adequado no sangue e controla a glicemia”, explica a nutricionista.


No almoço também é possível consumir calorias em proporção mais reduzida. Um bife do tamanho da palma da mão tem cerca de 170 calorias. Já o bife à parmegiana pode significar o triplo – 485 calorias. O camarão frito tem quase quatro vezes mais calorias do que o cozido. O ovo frito tem cerca de 108 calorias, mas quando servido cozido tem 30 a menos.

Até a mesma fruta pode ter um número de calorias diferentes. A banana nanica, por exemplo, tem aproximadamente 87 calorias e a prata 55. A fruta é sempre mais saudável que o suco, porque mantém as fibras e vitaminas que, algumas vezes, se perdem durante a preparação. No caso do abacaxi, a diferença de calorias também é grande. Um copo de suco com 350 ml tem cerca de 150 calorias, já a fatia da fruta apenas a metade disso. Quem preferir um suco menos calórico, pode optar pelo de acerola (52 calorias) ou o de limão (20 calorias).


Fonte: Jornal Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! A sua participação poderá tornar este Blog muito melhor!