segunda-feira, 18 de junho de 2012

Coração de Ferro: faça uma dieta saudável


Manter uma alimentação saudável é a chave fundamental para um coração de ferro! A ingestão de gorduras em excesso, por exemplo, pode originar a acumulação de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, resultando em acidentes cardiovasculares ou cerebrovasculares.
Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o cidadão brasileiro consome muitas calorias e não ingere os nutrientes necessários a uma alimentação saudável e equilibrada. Cerca de 60% dos brasileiros consomem uma quantidade de açúcar acima da recomendada pelo Ministério da Saúde, e 82% deles excedem o consumo diário de gorduras saturadas. A análise do IBGE também aponta que o consumo de alimentos como pizza, salgadinhos industrializados, biscoito recheado, doces e refrigerantes são os agentes causadores do excesso de gorduras saturadas e açúcar.
Levantamento do hospital estadual Dante Pazzanese, referência em cardiologia em São Paulo, aponta que a maioria dos pacientes cardíacos desconhece os tipos de gorduras que fazem bem à saúde.
Quais são então as recomendações para manter uma saúde cardiovascular de ferro?
Para proteger o seu coração, deve-se evitar o consumo excessivo de gorduras trans e gorduras saturadas (como fritos, panados ou folhados, manteiga e carnes gordas, que contribuem para aumentar o “mau” colesterol e consequentemente aumentam o risco de doenças cardiovasculares), evitar o consumo excessivo de açúcares, evitar o consumo excessivo de álcool e evitar o consumo excessivo de sal.
Consuma diariamente frutas e vegetais, garantindo também um consumo adequado de fibras, vitaminas e minerais.
O ômega 3, presente no salmão, no atum e na sardinha, é essencial pois contém ácidos gordos polinsaturados que ajudam a reduzir os níveis do “mau” colesterol e a aumentar o “bom” colesterol.
A Organização Mundial de Saúde recomenda a ingestão diária mínima de cinco porções de frutas e vegetais. Muitos estudos mostraram que existe uma associação entre a ingestão destes alimentos e a diminuição do risco de doenças cardiovasculares.
Fonte: Site Receita de Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! A sua participação poderá tornar este Blog muito melhor!