quinta-feira, 30 de junho de 2011

Saiba como diferenciar os diversos tipos de leite, feijão e arroz


Embalagens possuem informações sobre fabricação e qualidade de cada produto. Selo do Ministério da Agricultura é obrigatório.

Na hora de cozinhar, a experiência conta, mas a qualidade do produto também. Nas embalagens, estão as informações necessárias para escolher o de melhor qualidade. Mesmo assim, no supermercado, muita gente não sabe diferenciar os tipos de cada alimento.

O arroz e o feijão, por exemplo, são classificados de acordo com os defeitos que eles têm. Os tipos de feijão variam de 1 a 3 e o do arroz de 1 a 5. Os de tipo um tem grãos mais bonitos e inteiros e cozinham com mais facilidade. Os do tipo três têm grãos quebrados, de cores diferentes que podem render menos.




No caso do feijão o importante é colocá-los de molho e observar. Os grãos que boiarem devem ser descartados, porque normalmente são defeituosos e podem não cozinhar direito. Já para o carioquinha, marrom, vale outra dica - quanto mais clarinho, mais novo e melhor é o grão.




Já o leite é classificado por letras. O tipo A é ordenhado sem contato manual e pasteurizado na hora. O tipo B é pasteurizado num local diferente da ordenha. Quanto maior a demora, maior o risco de contaminação. Por fim, o tipo C sai da fazenda em latões e a demora para pasteurização é ainda maior.




Todo produto de origem animal ou vegetal deve ter um selo do Ministério da Agricultura na embalagem. É a garantia de que ele foi inspecionado e obedece às normas de fiscalização.

O consumidor deve ser rigoroso. “Ele está exercendo seu poder de escolha e só consumindo produtos que ele realmente conheça a procedência”, afirma Wilson Roberto de Sá, presidente da Anfa.
Fonte: Jornal Hoje


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! A sua participação poderá tornar este Blog muito melhor!