sexta-feira, 1 de julho de 2011

Não gosto de beber água

A afirmação de que a pessoa não bebe água porque não gosta é mais comum do que se imagina. Levando-se em consideração que a recomendação média de ingestão de líquidos é de dois litros diariamente, vale entendermos quais são os que podem entrar como o substituto da água.



Partiremos do seguinte pressuposto: se mais de 60% do nosso organismo é composto por água e sendo ela fundamental para diversas reações químicas do corpo, não fica difícil concluir que não podemos excluí-la da nossa rotina diária. E trocá-la? Vale utilizar outros líquidos para complementar a quantidade, mas quais?

Sucos de frutas naturais e água de coco podem ser utilizados para aumentar a hidratação, assim como os chás, mas sempre dando preferência pelos claros (camomila, cidreira, erva-doce), já que o mate e o preto são ricos em substâncias estimulantes e aumentam a produção de urina, muitas vezes auxiliando a desidratar ainda mais o organismo de quem não bebe adequadamente a quantidade recomendada de líquidos.

E os sucos de caixinha? Embora práticos para o uso no dia a dia, já que podem ser transportados com facilidade e a durabilidade é maior, não podemos deixar de considerar os aditivos químicos co
mo os conservantes, os antioxidantes, os estabilizantes, que podem trazer riscos à saúde de quem os consome com frequência. Além do mais, durante o processo de industrialização, perdem-se principalmente as fibras, nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo.


SUCOS INDUSTRIALIZADOS X REFRIGERANTES


Os refrigera
ntes, mesmo na versão zero, também possuem corantes, acidulantes, adoçante e sódio, que deve ser controlado principalmente para pessoas com hipertensão arterial. Possuem ainda o ácido fosfórico, que reduz a absorção do cálcio e contribui para o aumento da prevalência de doenças ósseas como a osteoporose. Assim, nesse quesito, o melhor seria substituir os refrigerantes pelos sucos industrializados.



Já existem no mercado os sucos orgânicos, produzidos dentro de princípios naturalistas, com ausência de substâncias que podem trazer riscos à saúde. Ao escolher um suco industrializado, desenvolva o hábito de ler o rótulo, sempre dando atenção para os que tenham menos açúcar. E não se iluda com a quantidade de vitaminas e minerais que são incorporados aos produtos, muito mais como estratégia de venda do que para melhorar a qualidade nutricional.



A água é imbatível quando o assunto é hidratação. Mas não espere sentir sede para ingeri-la. Estudos mostram que o centro da fome e da saciedade está localizado na mesma região do hipotálamo. Assim, quando vier aquela sensaçãozinha de fome fora de hora, experimente beber um copo de água. Se passar, era sede.




Fonte: Revista Dia-a-Dia (por Alessandra Nunes)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! A sua participação poderá tornar este Blog muito melhor!