sábado, 2 de julho de 2011

Você já ingeriu cálcio hoje?



É verdade que o brasileiro não abre mão do leite com café na primeira refeição do dia. Mas, daí para frente, para a maioria da população essa passa a ser a única refeição do dia onde o cálcio aparece. Diariamente, um adulto precisa ingerir 1.000 mg de cálcio, que corresponde a três xícaras (chá) de leite, ou quatro iogurtes ou cinco fatias médias de queijo branco. Assim, não é difícil entender porquê de as empresas especializadas em produtos lácteos estarem enriquecendo cada vez mais os produtos com cálcio.

Quer bons motivos para ingerir o nutriente? É indispensável para a saúde dos ossos e dentes. Além disso, atua na contração e no relaxamento muscular, na transmissão dos impulsos nervosos, na regulação do batimento cardíaco e, junto com a vitamina K, atua no processo de coagulação do sangue. E se ainda não está convencido, pesquisas demonstram que ajuda a reduzir a gordura corporal, isso porque atua nas células de gordura (os adipócitos), estimulando a queima do que estava armazenado, facilitando o emagrecimento.

Pesquisas alertam que o brasileiro consome cada vez menos cálcio. O que vai colocar a população em risco de desenvolver doenças relacionadas ao seu deficit, como a osteoporose, podendo ser futuramente grave problema de Saúde Pública.
As mulheres na menopausa, as crianças, os jovens e os idosos são os mais suscetíveis a desenvolver patologias causadas pela baixa ingestão dessa substância.
E a lista de problemas é grande. Além da tão conhecida osteoporose, estudos demonstram haver relação direta entre o baixo consumo de cálcio e o desenvolvimento da hipertensão arterial, cãibras, dores articulares e insônia. Somados à baixa ingestão, diversos fatores diminuem a absorção.

Lembra aquele café com leite que citamos no início da matéria? Pois é, o café é um dos produtos que mais inibem a absorção do cálcio. Temos ainda os achocolatados, as fibras (que aparecem nos cereais matinais) e o ferro presente principalmente nas carnes. Por isso, não se deve fazer a ingestão de produtos cárneos junto com os derivados do leite, porque tanto o ferro quanto o cálcio terão sua absorção prejudicada pelo chamado fator de ‘interação dos nutrientes.’ Para melhorar a absorção, é necessária uma ajudinha extra da vitamina D, que é sintetizada na pele quando estamos expostos ao sol. Assim, pessoas com restrições à exposição solar precisam ficar mais atentas aos riscos da deficiência de cálcio.

Além do leite e derivados, que são as maiores fontes de cálcio, podemos encontrá-lo nas amêndoas, na sardinha, na semente de girassol, na gema de ovo e nos vegetais de coloração verde-escura. No entanto, é necessário consumo muito alto de produtos vegetais para atingir a recomendação do mineral. Enquanto um copo de iogurte natural (200 g) tem aproximadamente 280 mg de cálcio, 200 g de brócolis têm em média 200 mg. Imagine a quantidade de verdura que precisaríamos para atingir 1.000 mg de cálcio. Agora não perca tempo e corra para ingerir mais dessa substância tão necessária.

Fonte: Revista Dia a Dia (por Alessandra Nunes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! A sua participação poderá tornar este Blog muito melhor!