terça-feira, 5 de julho de 2011

Saiba como consumir inhame, batata doce e aipim de forma saudável


Aproveitando o friozinho...

Apesar de muito parecidos, esses alimentos apresentam diferenças no valor nutricional e na quantidade de calorias.

Nas gôndolas, eles podem ser confundidos: macaxeira ou aipim, inhame ou batata doce. Todos são tubérculos, ou seja, raízes de grande valor nutritivo.

"O carboidrato é o principal componente desses alimentos, mas contém também outros nutrientes. Principalmente o inhame, que dos três é o mais rico e contém cálcio, fósforo, ferro e complexo B", explica a nutricionista Sônia Aragão.

O inhame é também o que menos engorda. 100 gramas possui 97 calorias. A mesma quantidade de batata doce tem 118. E de macaxeira, 151 calorias.

No caso destes alimentos ricos em carboidratos, a recomendação é substituir, no lugar de acrescentar. No café da manhã, comer inhame, por exemplo, no lugar do pãozinho francês. Em cada prato, a mesma quantidade: 100 gramas. Mas, no final, o pãozinho pode pesar bem mais na balança. Ele oferece 171 calorias a mais. Neste caso, o inhame é a opção mais saudável.

No almoço, esses alimentos devem substituir o arroz. Em porções de cem gramas ou quatro colheres de sopa, a economia pode ser de, no mínimo, 67 calorias. Se o inhame, a batata ou a macaxeira vêm em forma de purê ou outros pratos que levam ingredientes como leite e manteiga, é melhor ter cuidado. Nesse caso, é ideal reduzir para duas colheres da receita.

Não se deve esquecer que o prato à base de carboidrato não deve ser o único alimento da refeição. “Outros ingredientes, como salada, proteína e feijão, têm que fazer parte para se ter uma alimentação balanceada", diz a nutricionista.

Para o jantar, as melhores opções são as sopas e as saladas. Dependendo do preparo, esses vegetais podem surpreender no visual e no sabor.

Ao lado, a chefe Marana Figlioulo ensina a preparar um delicioso creme de aipim.

Ingredientes
- 1kg de aipim descascado

- 200g de queijo coalho ralado

- 1 lata de creme de leite com soro

- 45g de creme de cebola em pó

- 200g de carne de sol

- 1 maço de couve manteiga frito


O primeiro passo é colocar cerca de quatro xícaras de água para cobrir 1kg de macaxeira e deixar cozinhar até virar uma papa. Quando ela estiver bem cozida, feche o fogo e acrescente o creme de cebola. Ele pode ser substituído por creme de aspargo ou de ervilha.

Deixe a mistura esfriar um pouco e bata no liquidificador com o creme de leite. Leve ao fogo só para dar uma aquecida. Acrescente o queijo ralado e deixe derreter. Está pronto.

O creme de macaxeira pode ser servido como entrada (dentro da moranga), como um consumê com cobertura de couve ou ainda numa versão mais sofisticada, em pequenas taças. Você pode cobrir com carne de sol ou charque cozido desfiado e um puoco de couve manteiga frita no olho.

A receita pode ser servida em qualquer evento chique, passando num coquetel como um volante quente. O prato custa aproximadamente R$ 16 e rende 15 tacinhas. Mas cuidado para não exagerar! Cada taça tem 295 calorias, portanto, a recomendação é consumir apenas uma, eventualmente.

Fonte: Jornal Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! A sua participação poderá tornar este Blog muito melhor!