terça-feira, 22 de junho de 2010

Importância da Alimentação Infantil


1. Comece cedo

A partir dos 6 meses, ofereça os primeiros alimentos para o bebê, além do leite materno. Comece com papinhas doces. Bebês gostam do sabor doce das frutas, por isso esse truque facilita a aceitação.


2. Deixe seu bebê matar a curiosidade

As crianças pequenas costumam fazer uma lambuzeira com comida. Não se preocupe, essa é a maneira que o seu filho tem de conhecer os alimentos, as texturas, os sabores... Deixe que ele se divirta um pouco e crie intimidade com os alimentos.

3. Deixe pedacinhos sólidos

Aos poucos, deixe pedaços sólidos na papinha. A partir dos 8 meses, o sistema digestivo já é capaz de lidar com alimentos semi-sólidos, porque o grau de tolerância gastrointestinal e a capacidade de absorção de nutrientes aumentam.


4. Insira um alimento novo de cada vez

Não faça uma papinha cheia de alimentos misturados. Primeiro você precisa testar um ingrediente novo por vez para, no caso de o bebê ter alguma reação, você saber o que a causou. Além disso, o seu pequeno está desenvolvendo o paladar e conhecendo novos sabores, se você misturar muita coisa, o sabor dos ingredientes se perde.


5. Ofereça variedade

A introdução dos alimentos complementares deve ser gradual, sob a forma de papas, oferecidas com a colher. A dieta deve ser equilibrada e variada, para oferecer todos os tipos de nutrientes.


6. Não exagere nos temperos

O paladar se forma nos primeiros anos de vida. É importante não abusar do sal e do açúcar porque assim a criança já cresce comendo apenas o necessário. Esses dois ingredientes nunca são bons em excesso.


7. Coloque o seu bebê sentado para comer

Mesmo que precise de apoio, o bebê já consegue sentar com 6 meses. Quando for alimentá-lo, é importante que ele esteja sentado para não engasgar e para criar uma atmosfera gostosa durante as refeições.


O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA: APÓS OS 6 (SEIS) MESES DE IDADE CONTINUE AMAMENTANDO O SEU FILHO E OFEREÇA NOVOS ALIMENTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! A sua participação poderá tornar este Blog muito melhor!