quinta-feira, 10 de junho de 2010

Sopas: esquente-se com elas e mande os quilos embora

Há opções leves, mas não é toda sopa que é amiga da dieta.


Vem chegando o inverno e a vontade de se esquentar se estende à alimentação: bebidinhas quentes, doces, sopas. Nessa onda, a tendência é engordar. Mas os caldinhos que tanto agradam precisam ser vilões na sua dieta.

A sopa é benéfica para quem busca emagrecer porque a maior quantidade de água traz uma sensação de saciedade, além de contribuir para a digestão. Entretanto, a sopa não é garantia de perda de peso, e nem sempre é uma opção magra.

O ideal é que não contenha muitas carnes, massas, óleo no preparo, temperos artificiais e queijo. Mas também não precisa ser aguada nem sem graça: se você quiser engorssá-la e deixá-la mais nutritiva, vale bater no liquidificador ou acrescentar apenas alguns vegetais batidos ao caldo. Na compra dos ingredientes sempre utilize os que estejam na safra e de preferência os orgânicos. Durante o preparo nunca jogue a água do cozimento fora, este caldo é rico em nutrientes.

Evite o pão como acompanhamento, e caso queira consumi-lo utilize o pão integral. Ervas aromáticas darão o o toque especial e adicionam mais sabor e nutrientes.

Se você vive correndo contra o tempo, vale sim colocar macarrão instantâneo, em vez do tradicional, mas evite o tempero que vem com ele, pois contém muito sódio. As sopas prontas em pó também levam edulcorantes demais, o que acrescenta uma dose de sódio nada saudável à sua dieta.

Pode todos os dias? Não é recomendável ingerir sopa diariamente, pois isso pode afetar a sua mastigação: a mastigação também faz parte do processo de digestão, é como se ela enviasse o organismo que há um bolo alimentar chegando. Sendo assim, ingerir muito alimento líquido pode, a longo prazo, tornar seu intestino mais lento. Então, nada de apelar para dietas das sopas!
Uma ótima alterntiva, recomendada a nutricionista, é colocar a sopa como entrada da refeição principal, como se fosse a salada - rejeitada por muitos nas épocas mais frias. Mas ela deve conter uma boa quantidade de legumes e verduras para ser uma boa substituta. Assim, de quebra, você mata a fome e come menos na refeição principal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! A sua participação poderá tornar este Blog muito melhor!