sábado, 8 de junho de 2013

Quinoa


Provenientes dos países andinos e do México, a Quinoa, o Amaranto e a Chia são os alimentos da vez. Com valores nutricionais altamente benéficos ao organismo, estes grãos vem sendo cada vez mais consumidos no Brasil, onde o cultivo também tem se difundido.

Quinoa

quinoa ou quinua real, originária da Bolívia, já era cultivada e consumida pelos incas a mais de 10.000 anos, sendo considerada por eles como alimento sagrado.

É um alimento de origem vegetal, considerado um pseudo-cereal, pois não pertence nem a família dos cereais nem das leguminosas. Da família do espinafre e da beterraba, é encontrada na natureza nas cores branca, vermelha e negra, em grãos de aproximadamente 2,00mm de diâmetro e com textura macia e sabor suave, semelhante ao da noz ou da soja.

NÃO CONTÉM GLÚTEM
O grão possui proteína de alta qualidade, baixo teor de colesterol, além de grandes quantidades de vitaminas e minerais. A quinoa também não apresenta glúten em sua composição, podendo ser consumida pelos portadores da doença celíaca.

Destaca-se a quantidade de fibras presente na quinoa. As fibras colaboram com o bom trabalho intestinal, ajudam no controle dos níveis de colesterol e glicemia no sangue, entre outras funções importantes para o organismo.

A quinoa é fonte de carboidrato de baixo índice glicêmico, isto é, alcançam a corrente sanguínea de forma lenta e contínua, evitando a produção de insulina, que é responsável pela produção das "gordurinhas". Desta forma, provêem energia durante prolongado período de tempo. Assim, você consegue retardar a fome, evitando a “montanha-russa” nos níveis de açúcar no sangue e obtendo uma maior sensação de saciedade e disposição para as tarefas diárias e atividades físicas. 
É um Alimento 100% orgânico.  Sua riqueza protéica é bem maior que outros de sua espécie, podendo perfeitamente substituir as proteínas de origem animal. 

    - Sua proteína é composta por uma combinação de TODOS os AMINOÁCIDOS ESSENCIAIS (16 aminoácidos) para a alimentação humana.
    - Possui de 11 a 14% de proteína vegetal, com ALTÍSSIMO VALOR BIOLÓGICO e de ALTA ABSORÇÃO pelo organismo.
    - Considerada a melhor substituta à carne, porém livre de gorduras saturadas e de colesterol.
    - ISENTO DE GLÚTEN
    - Rica em SAIS MINERAIS (magnésio, potássio, zinco e manganês), e VITAMINAS (B1, B2, B3,C e E).
    - Contém ferro e cálcio
    - Fonte de ÔMEGA 3 e 6.
    - Sem restrição de consumo.

A quinoa tem sabor suave, quase neutro, e pode ser servida tanto como ingrediente de alimentos doces quanto salgados. A quinoa pode complementar a salada, pode fazer parte de receitas de doces ou acompanhar carnes e massas.

É comercializada em grãos, farinha ou flocos, além de derivados como macarrão e até barra de cereais, e pode ser facilmente encontrada nos supermercados ou casas de produtos naturais.

Formas de consumo:
"Os grãos, por exemplo, podem ser incorporados a saladas, bolinhos, cuscuz, tabule, com legumes ou cozido da mesma forma que o arroz, podendo substituí-lo". "Já os flocos devem ser consumidos, principalmente, no café da manhã (duas colheres de sopa por dia não interferem na dieta), acompanhando frutas, leite e iogurtes e até mesmo nas saladas. A farinha faz parte das receitas de massas, pães, bolos e tortas". 

Para preparar o grão, a proporção é a mesma do arroz: duas xícaras de chá de água para cada xícara de chá de quinoa. Quando a água ferver, abaixe a temperatura, acrescente os temperos e os grãos, tampe a panela e deixe cozinhar por 12 a 15 minutos", ensina Gabriella Guerreiro Pereira, da Nutrienssencial Consultoria Nutricional, de São Paulo.

Site: Diabetes e Deleites

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! A sua participação poderá tornar este Blog muito melhor!