segunda-feira, 23 de abril de 2012

Diferença entre alergia ao leite e intolerância à lactose

Alergia é mais comum em crianças e a intolerância em adultos

Veja como preparar um bolo de chocolate sem leite





Matheus, que tem apenas três anos, hoje come com prazer e sem medo um bolo de chocolate, feito com ingredientes especiais. “A alergia demorou um ano e meio pra ser descoberta. Ele não crescia e não engordava como deveria”, conta Sofia Wituba da Cunha, mãe do Matheus.

Barriga inchada, vômito, sangue nas fezes e problemas de pele. Todos são sintomas de quem tem alergia ao leite, mas alguns desses sinais são comuns também em crianças que não têm o problema e por isso muitas vezes a doença demora a ser diagnosticada.



A forma mais segura de diagnosticar a alergia é cortar o leite e os derivados. No caso do Matheus, ele tem alergia à proteína do leite de vaca. A doença é mais comum em crianças.
“Isso pode acontecer na dieta da criança, quando ela ingere leite ou quando a mãe ingere o leite de vaca e amamenta a criança”, diz Richard Magalhães, gastroenterologista.
Ao contrário da alergia, é a intolerância, que mais aparece em adultos. “Eu tinha cólica, desconforto abdominal e aí eu passava mal durante o dia, à noite. Eu só não sabia que alimentação me fazia mal”, conta Monica da Silva, auxiliar administrativa.
O problema de Mônica é a lactose, o açúcar do leite. “A intolerância a lactose está relacionado a uma deficiência de uma enzima que digere o leite, chamada de lactase”, explica o gastroenterologista.


O tratamento da intolerância vai desde o consumo de produtos com baixa lactose até a retirada total do leite. Ele pode ser substituído pelo de soja.
Sofia, a mãe do Matheus, buscou produtos específicos e receitas para o filho, como a de bolo de chocolate. “É rápido e simples. É só misturar todos os ingredientes e levar ao forno em uma forma untada a mais ou menos 180 graus por 40 minutos”, indica.
Ingredientes
2 xícaras de farinha de trigo 2 xícaras de açúcar 4 colheres de sopa de chocolate em pó 2 ovos 4 colheres de óleo 1 colher de sopa de fermento 1 copo de água

Fonte: Jornal Hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! A sua participação poderá tornar este Blog muito melhor!