quinta-feira, 15 de março de 2012

Gestação Saudável

O que posso comer? Quantos quilos eu vou engordar durante a gravidez? Tenho mesmo que comer por dois?

Essas são perguntas frequentes para a grande maioria das futuras mamães, e não é por menos.

A alimentação e o ganho de peso durante a gestação têm influência direta no desenvolvimento e saúde do bebê.

Selecionamos algumas das perguntas mais comuns e colocamos as respostas a seguir:

1. É verdade que preciso realmente comer por dois?

R: É fato que durante a gravidez a mulher deve ganhar peso, e consequentemente comer mais. Entretanto, isso não significa que a mulher deve comer por dois, uma vez que não vale apenas comer grande quantidade e sim comer com qualidade.

2. Quantos quilos devo ganhar durante a gravidez?

R: O ganho de peso durante a gravidez varia em função do estado nutricional da mãe no início da gestação. Um dos parâmetros utilizados é o IMC (Índice de Massa Corporal), a partir do qual é possível calcular quantos quilos a mulher deve ganhar. Em geral, o ganho de peso pode variar de 12 a 18 kg sem que a saúde da mãe seja comprometida.

3. Há algum alimento que melhore o enjôo e a azia no início da gestação?

R: Não há um alimento que resolva definitivamente o problema do enjôo no início da gravidez, e esse sintoma não quer dizer falta de saúde. Ele pode ser amenizado ingerindo-se sucos ou frutas cítricas, de limão por exemplo. No caso da azia alimentos mais secos como torradas e biscoitos salgados podem ajudar.

Além desses alimentos, o ideal é fazer as refeições em intervalos curtos, a cada duas ou três horas, incluindo pequenos lanches entre as refeições.

4. Quais os alimentos preciso evitar na gravidez?

R: O álcool e os adoçantes artificiais devem ser evitados durante a gestação, pois podem trazer prejuízos à saúde do bebê. Há ainda, alguns alimentos que devem ter seu consumo controlado como sal, açúcar, doces, frituras, alimentos ricos em gordura, refrigerantes e outras guloseimas.

5. O que posso fazer para evitar a prisão de ventre?

R: A constipação (prisão de ventre), comum durante a gravidez, pode ser melhorada com algumas pequenas mudanças no hábito alimentar como: ingestão de hortaliças cruas e verduras ou legumes cozidos no almoço e no jantar; inclusão de frutas nos lanches e intervalos (preferencialmente com casca); consumo regular de no mínimo dois litros de água por dia e aumento no consumo de alimentos integrais (pão, arroz, macarrão, aveia, linhaça, entre outros). Evitar goiaba!

6. Quais os principais nutrientes necessários para o bom desenvolvimento do bebê?

R: A alimentação deve ser variada, de forma a fornecer os nutrientes necessários. Mas alguns têm sua necessidade aumentada durante a gravidez e pode, muitas vezes, ser necessário sua suplementação tendo em vista a saúde da mãe e bebê. São eles:

Ácido fólico - fundamental para o desenvolvimento neurológico do bebê e diminui o risco de anemia na gravidez. Presente nos vegetais verdes escuros (couve, espinafre, brócolis), nozes, castanhas e amêndoas.

Ferro - indispensável para a futura mamãe que tem seu fluxo de sangue aumentado. Presente nas carnes vermelhas, feijões e vegetais verdes escuros. Consumir alimentos fonte de ferro junto a vegetais frescos e frutas cítricas (ricos em vitamina C) ajuda no melhor aproveitamento do ferro pelo organismo.

Cálcio - necessário para a manutenção da saúde óssea da mulher durante a gravidez, uma vez que o feto está em desenvolvimento e que estoques deste nutriente serão formados para a amamentação. Os alimentos ricos em cálcio são o leite e seus derivados (iogurte, queijos).

Proteínas - presente nas carnes, peixes, aves, leite, ovos, feijões e castanhas, participam da formação de tecidos, músculos e sangue. Devem compor a alimentação diária da futura mamãe.

Os cuidados com o bebê devem começar antes mesmo da gravidez, para que aconteça de forma saudável e segura. O acompanhamento profissional do obstetra tendo em vista a saúde da mãe e do bebê é indispensável para que tudo corra bem nesse período tão importante para a mulher.

Combinar tantos alimentos, informações e sensações, é uma tarefa difícil, porém necessária para sua saúde. Conte com o auxílio de um profissional Nutricionista para ajudá-la a conseguir uma alimentação balanceada durante a gravidez, promover um ganho de peso adequado e garantir, assim, uma gestação saudável.

Fonte: Blog da BBel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! A sua participação poderá tornar este Blog muito melhor!