sexta-feira, 9 de março de 2012

Obesidade Infantil

Médicos visitam 22 mil escola do país para avaliar peso de crianças

Meio milhão de crianças brasileiras sofrem de obesidade mórbida. Campanha incentiva as escolas a ensinar os pais como controlar o peso dos filhos.

Se a quantidade de calorias é muito maior do que o gasto por esforço físico, a pessoa engorda. A combinação de pouco exercício físico e muitos alimentos calóricos é preocupante.

De acordo com o Ministério da Saúde, 136 mil adolescentes brasileiros são obesos, do tipo mais grave. Entre as crianças, o número é quase quatro vezes maior: 523 mil.



Para saber quem está acima do peso, médicos, enfermeiros e agentes de saúde vão visitar 22 mil escolas, em todo o país, para medir a pressão, a altura e o peso dos alunos e calcular o IMC, o índice de massa corporal de cada um. Para isso é preciso dividir o peso da pessoa pela altura ao quadrado.

A meninada aprende também como se alimentar melhor. Depois, as famílias serão orientadas sobre mudanças no cardápio de casa .

A endocrinologista lembra que é preciso fazer pelo menos cinco refeições ao dia e explica as porções mínimas de legumes, verduras e frutas. “Dentro desse padrão adequado, viriam frutas e verduras. As verduras entrariam tanto na refeição do almoço quanto na refeição chamada de jantar. As frutas poderiam entrar em qualquer das refeições, em todas elas, mas no mínimo em duas ocasiões diferentes, pela manhã e na parte da tarde, minimamente”, sugere Monalisa Azevedo.

Fonte: Jornal Hoje


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário! A sua participação poderá tornar este Blog muito melhor!